Lavar os pés

João 13: 1-7

A lavagem de pés havido sido praticada por centenas de anos antes de Jesus Cristo. Essa prática aparece desde o tempo de Abraão.

Então, Jesus simplesmente fez um ato de serviço para os discípulos, como havia sido praticado durante muito tempo. Na época da Bíblia, a maioria das pessoas viajava a pé. Calçavam sandálias e andavam descalças. Água para lavar os pés cansados era uma necessidade por motivo de higiene e conforto.

Porque Jesus lavava os pés dos apóstolos?

Poucas horas antes de sua morte, Jesus se reuniu com os apóstolos para participar da páscoa. Ele sabia que estava deixando estes companheiros para cumprir a sua missão na cruz e, logo depois, voltar ao Pai. Com certeza, ele queria aproveitar ao máximo estas últimas horas. Depois de três anos de trabalho com estes homens, ele queria deixar uma mensagem que se destacasse na vida dos Apóstolos.

Nessa ocasião, Jesus ensinou pelo menos duas lições importantes:

A purificação para ter comunhão com ele

Quando ele chegou a Pedro, este recusou a lavagem de pés, mas quando Jesus falou que precisava ser lavado, para participar dele, Pedro mudou de ideia.

“Senhor, não somente os pés. Mas também as mãos e a cabeça” (João 13:9).

Era necessária a purificação para estar em comunhão com Cristo. Pedro não queria arriscar a rejeição pelo Senhor. Jesus explicou que só precisava lavar o que ainda estava sujo.

Assim, ele comentou sobre o grupo dos apóstolos. A maioria estava purificada, mas nem todos. Judas Iscariotes não manteria comunhão com Cristo, porque o seu coração foi dominado por satanás.
“Sem a santificação ninguém verá a Deus” (Hebreus 12:14)

Humildade para servir

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus disse: “Ora, eu sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vos deveis lavar os pés um dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que como eu vos fiz, façais vos também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo é maior do que o seu Senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.” (João 13: 14-16)

Jesus se esvaziou, deixando a glória do céu, para servir aos homens. (Filipenses 2:5-8)

Jesus deixou para nós uma grande lição, para que nós nunca esquecêssemos dos seus ensinamentos.

Que sejamos iguais a ele, ao olhar para nosso irmão, não olhemos com indiferença, com arrogância, preconceito, mas que tenhamos a mesma atitude que foi usada quando, pela última vez antes de ir para a cruz, ensinou aos discípulos.

Compartilhe