TEMPOS DE FOME?

por SUELI CAJERON
É comum não valorizarmos aquilo que temos até que se perca. Como exemplo podemos falar da perda de um familiar que se foi e só depois percebemos que gostaríamos de ter aproveitado mais sua presença. Ou de um trabalho que nos parecia insatisfatório, mas quando mudamos percebemos que deixamos de lado uma grande oportunidade. Mais especificamente, podemos falar de quando algum órgão de nosso corpo deixa de funcionar bem ou quando se perde algum membro. Até mesmo coisas que nos incomodam hoje (como a escola, por exemplo), podem ser lembradas depois com muita saudade.
Em Amós 8:11-12 o profeta avisava o povo de Israel sobre uma falta que iriam sentir: falta de palavra vinda do Senhor. Profetas não eram figuras populares no reino do Norte, Israel. Se você ler Amós 7:12-13 vai encontrar o sacerdote de Betel expulsando Amós. Podemos lembrar também de Elias e os demais profetas de sua época, perseguidos e mortos pelos reis de Israel.
Israel se desviara de Deus e o Eterno enviou Amós para profetizar a destruição e o exílio do reino do Norte. Ele saiu do reino do Sul, Judá, e foi entregar a palavra dura: Chegarão dias em que vocês vão ter fome de ouvir a palavra de Deus e não a encontrarão, andarão em todas as direções e não a encontrarão.
Amós também profetiza sobre o tempo de restauração ou “os últimos dias”. Em Am 9:11-15 podemos ver isso. Muitos textos do VT podem ser aplicados ao “fim dos tempos”. Devemos considerar em nossos dias a advertência do profeta? Será que a palavra do Senhor virá a faltar em nossos tempos? Nunca, em toda a história da igreja, tivemos tanta disponibilidade dos textos bíblicos. Podemos ter Bíblias nos mais diversos idiomas ou nas mais variadas versões e edições em nosso idioma. Podemos ler em papel ou no computador, no celular. Podemos ouvir e ler estudos e pregações impressos, em vídeos, nos mais variados templos e lugares de reunião. Parece para nós muito distante a ideia de nos faltar a Palavra. Mas essa situação existe em muitos lugares do mundo, onde divulgar os textos bíblicos pode levar alguém à prisão.
Consideremos que muitas coisas que foram preditas para os “últimos dias” ou o “fim dos tempos” estão acontecendo diante de nossos olhos. Em 1 Tm 4:1 Paulo adverte Timóteo que “alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios”. Em 2 Tm 3:1-5 o mesmo Paulo fala sobre “…tempos terríveis” quando “…os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder.” Pedro, em 2 Pe 3:3-4 diz que “…nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões. Eles dirão: “O que houve com a promessa da sua vinda? Desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação”. O próprio Senhor Jesus, em Mt 24:12, previa que “…por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.” Alguma dessas predições lhe parece familiar? Não temos convivido em nosso dia a dia com o cumprimento delas? A igreja de Cristo deveria aprender a declarar continuamente: “VEM JESUS”.
Hoje temos a palavra em abundância. Que valor lhe temos dado? E quando ela nos faltar? Deveríamos considerar a profecia de Amós como se fosse dirigida a nós, nos dias de hoje. Você tem ouvido a Palavra? Ótimo! Mas quanto mais se encher dela, mais terá dentro de si para quando a fome vier. Ninguém poderá roubar de você aquilo que está em seu coração. Lembre-se da palavra do salmista, no Salmo 119: “Guardo no coração a Tua Palavra, para não pecar contra Ti.” Ele conhecia o valor de encher-se com a Santa Palavra, a espada do Espírito. Se quiser ser inspirado, assista o vídeo sobre a chegada da Bíblia na Indonésia, a uma tribo que não tinha a palavra em seu idioma: https://www.youtube.com/watch?v=3AeW9N3xmMQ
A fome é uma necessidade que nos força a buscar. Se for fome física o ser humano corre para saciá-la. Se for fome intelectual, a curiosidade, vamos nos empenhar em aprender. Quando há fome emocional, procuramos relacionamentos que supram nossa falta de amor e afeto. Mas, o que dizer de nossa fome espiritual? Você a reconhece? O alimento do espírito é algo que nos faz falta, tanto como o pão, o conhecimento ou o amor. Nosso espírito tem fome da presença de Deus, de sua plenitude. A insatisfação espiritual deve estar presente em todo aquele que é nascido de novo. Foi essa fome que levou você a buscar a Deus e a conhecer Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor. Você continua tendo fome de conhecê-Lo mais? Essa fome só é saciada pelo ouvir a Palavra de Deus.
“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.” Justiça é retidão, santidade, é a presença divina em nós. Hoje é o tempo para encher a despensa de sua alma com a riqueza dessa Palavra.
De que você tem fome? Os crentes hoje demonstram muitas vezes ter “fome de milagres”. Correm para ver e receber milagres. A razão por que gostamos de milagres é porque o milagre não requer esforço humano. As pessoas buscam colher milagres em terrenos que não cultivaram, e cujas sementes não plantaram. Outros têm fome de prosperidade e correm atrás de promessas de “investimentos mágicos” no reino de Deus para enriquecerem materialmente. Gostamos de coisas fáceis. Não nego que Deus queira nos abençoar, mas poucos querem pagar o preço de se esforçar, trabalhar, estudar e perseverar para receberem a prosperidade verdadeira que Deus pode e quer dar aos que nele confiam.
Para que buscamos bênçãos? O que fazemos com aquilo que recebemos? Como usamos? Para nos tornarmos melhores pais, filhos, empregados, cidadãos? Ou para “gastarmos em nossos deleites e prazeres”, como diz Tiago?
A fome é uma motivação forte. Ela nos impulsiona a buscar. Qual é sua fome? O que impulsiona você? O que o desperta? O que o motiva? Deus é sua maior alegria? Por que busca a Deus? Onde estiver o nosso tesouro, ali estará o nosso coração.
É fácil afastar-se de Deus, porque Ele nos deixa livres. Mas é difícil voltar para Ele, porque o pecado nos torna escravos.
Quando vier o tempo de fome da Palavra, você estará cheio dela? A palavra dentro de seu coração não poderá ser roubada.
Jeremias 29:13 “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.”
Sl 119:97 “Quanto amo a tua lei! É a minha meditação todo o dia!”
Isaías 55:6-7 “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.”
Posts Recomendados

E SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS – por Cecília Castro
setembro 05, 2023

OBEDIÊNCIA GERA RELACIONAMENTO – Por Ester Santos
setembro 04, 2023

DECISÕES – por Alexandre Soares
setembro 04, 2023