CONDUTA NO FALAR

por MARGARETE MOURA
Mt 12.33-37 “Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.”
Os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado…
Muitas vezes nos vemos em apuros por ter dito algo que não deveríamos, depois somos confrontados com isso e ainda tentamos explicar dizendo que não era bem isso que queríamos dizer, mas o fato é que já havíamos dito.
Paulo escreveu em Ef 4:29: “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas o que for para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda a graça aos que ouvem.”
Jesus também nos alertou que no dia do juízo prestaremos conta de toda palavra inútil que proferirmos, e que nossas palavras poderão nos condenar. No mesmo texto Ele diz que a boca fala do que está cheio o coração. Assim, para que o que você diz tenha valor, é necessário que venha de uma mente preenchida com os valores de Deus, de um coração cheio de Deus.
Finalmente, como disse Paulo em Fp 4.8: “Tudo que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo que for amável, tudo que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês.”
Qual têm sido nossa conduta ao falarmos?
A mente cheia de coisas boas é a chave para termos boa condição para abrirmos nossa boca.
Posts Recomendados

E SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS – por Cecília Castro
setembro 05, 2023

OBEDIÊNCIA GERA RELACIONAMENTO – Por Ester Santos
setembro 04, 2023

DECISÕES – por Alexandre Soares
setembro 04, 2023