E SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS – por Cecília Castro

por Comunidade CCN
No livro de Atos há registros preciosos: a descida do Espírito Santo, a propagação do cristianismo e as oposições feitas a ele, a história do início da igreja, as ações dos apóstolos, as viagens missionárias, etc. Esse livro foi escrito por Lucas, o mesmo autor do Evangelho. Como ele mesmo diz no início do Evangelho, ele fez uma investigação cuidadosa de todos os acontecimentos antes de escrever e enviar a Teófilo. Lucas, o médico, nascido em Antioquia da Síria, não foi testemunha ocular do ministério de Jesus, mas quando as Boas Novas chegou até ele, ele creu e abraçou o Evangelho de Jesus tornando-se um instrumento precioso e útil na obra missionária. Ele acompanhou Paulo em várias viagens e sua companhia e serviço foi primordial. Como está esse ponto em nossa vida? Jesus espera isso de nós: convertidos e envolvidos com o reino. Deus não nos quer como sepulcros caiados. Lembremos: o Dia do Juízo está chegando e havemos de dar conta de nossos atos e palavras. É assim que somos advertidos em II Coríntios 5:10 – “Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más”.
Atos 1: 1-2 – Em meu livro anterior, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar, até o dia em que foi elevado ao céu, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido. Lucas está fazendo um relato para Teófilo , um relato cuidadosamente pesquisado, investigado. Vale observarmos nessa atitude de Lucas a necessidade de buscarmos mais entendimento da Palavra, de estudar, meditar para termos conteúdo claro e verdadeiro ao sermos requeridos ou abordados em alguma situação. Um outro ponto a notar foi a preocupação e o amor de Lucas ao se preocupar que Teófilo, e os demais que também leriam esse livro, assim como nós, tivesse em mãos a “pura verdade”. O que estamos oferecendo? O que estamos buscando para dar? Como estamos nos preparando para “responder com mansidão e poder sobre a razão da nossa esperança”? Só podemos dar o que temos e estarmos prontos sempre! Quase nada sabemos sobre Teófilo. Pelo tratamento talvez fosse alguém de alta classe social e pelas palavras de Lucas, pode ter sido um homem temente a Deus, já ouvido o Evangelho e talvez estivesse passando por alguma pressão para renunciar a sua crença.
Vs 3 – Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis (incontestáveis, infalíveis) de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus. Depois de todo o sofrimento que Jesus passou por nossa causa, Ele ressuscitou e se apresentou vivo (comia com eles, bebia, se deixava tocar por eles). Apareceu, não só aos discípulos, mas para muitas pessoas. Em I Coríntios 15 Paulo diz que ele apareceu a mais de 500 pessoas e em todas essas aparições continuava a pregar sobre o Reino de Deus.
Vs 4,5 – Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo”. Que experiência maravilhosa eles estavam para experimentar, mas não tinham noção do que era. Só tinham uma coisa a fazer: esperar, crendo nas palavras de Jesus. Hoje o Espírito nos diz: esperem, aguardem, algo precioso está para acontecer, coisas grandes estão por acontecer. Não saiam da presença de Deus, não parem de orar, de exaltar, de glorificar ao Grande Rei. Aquietai o vosso coração. Eu, o Senhor, tenho o melhor para vocês que permanecerem firmes. Oh glória!
Aguardem! Fechem os seus olhos para as coisas deste mundo e abram seus olhos espirituais. Eu, o Senhor, no meu tempo farei – Isaías 60:22. Busquem o Espírito Santo, sintam a doce presença do Espírito Santo e envolvam-se com o Espírito Santo continuamente. O mesmo Espírito Santo que veio sobre eles no Pentecostes é o mesmo que está sobre nós hoje, nos conduzindo, nos dirigindo, nos fortalecendo, advogando nossas causas, levando nossas orações e clamores diante de Deus. Aleluia!
Vs 6-8 – Então os que estavam reunidos lhe perguntaram: “Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel?” Ele lhes respondeu: “Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade. Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. Nestes versos estão as últimas palavras de Jesus antes de sua ascensão, antes de Ele subir aos céus, antes de retornar ao Seu Trono de Glória, de onde saiu para pagar o preço do nosso pecado, obedecendo a vontade do Pai e por amor a nós. A ordem de Jesus: Não saiam de Jerusalém, mas esperem. Os judeus continuavam aguardando o estabelecimento de um reino político, e não era diferente com os discípulos. Eles sabiam que Jesus era o Messias profetizado, mas eles sonhavam com uma autonomia política, sonhavam em ser uma nação livre. Há muito tempo eles estavam debaixo da autoridade de impérios. Por isso da pergunta deles a Jesus no vs 6: É nesse tempo, é nessa época, é nesse período de espera que o reino será restaurado a Israel? Jesus, educadamente, não contradisse a expectativa deles, não os repreendeu, mas respondeu: “Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder”. Essa resposta de Jesus ainda cabe para nós hoje. O Pai sabe a hora certa para todas as coisas. É bom estudar a Palavra: sim. É necessário estudar a Palavra? Sim. Mas tenhamos cuidado com tantas “profecias falsas, palavras impensadas, sem nenhum fundamento bíblico” que anda por aí. Sejamos como os bereanos e como Lucas. Vamos analisar antes de julgar e antes de passarmos à frente. Tem muita gente dando ouvidos a muitas coisas inúteis, coisas que causam ansiedade, medo, estresse, que nos fazem mal………..e tirando o foco do que Jesus quer de nós. Note: após essa resposta, Jesus reajusta com eles o foco, o que era o mais importante a partir dali: Verso 8 – Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. e então ele ascende aos céus. Ou seja, as últimas palavras de Cristo foram: sejam minhas testemunhas, em todos os lugares. Nada deve nos preocupar: nem os tempos, nem as estações, nem datas, coisas que competem apenas a Deus. Esse era o foco dali em diante. Era isso que eles deveriam fazer e é isso que precisamos fazer. Muitas vezes colocamos nosso foco em algo errado. Fiquemos atentos ao que o Espírito está fazendo e falando. Reflitamos: No que estamos colocando o nosso foco? Onde deveria estar o meu foco? Reflita igreja e ajuste se for necessário.
Vs 9-11 – Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir”. E Ele foi, e Ele subiu, e voltou ao seu trono de glória, recebendo de Deus o selo de aprovação. Mas não nos deixou só, não nos deixou desamparados. Nos deixou o Espírito Santo. E anjos vieram e reforçaram a promessa: Ele voltará para nos buscar, para estarmos com Ele eternamente. Você está pronto? Pode ser ainda hoje. Mas enquanto aguardamos, mantenhamos o foco: testemunhar!
Posts Recomendados

OBEDIÊNCIA GERA RELACIONAMENTO – Por Ester Santos
setembro 04, 2023

DECISÕES – por Alexandre Soares
setembro 04, 2023
Traga azeite!
abril 03, 2020